PARTE 2

 

A seguir você vai conhecer mais 4 motivos pelos quais o Método Pilates é, também, um passaporte para a sua paz de espírito e para manter o cérebro em dia.​

Domando de vez o estresse crônico

Quer entender melhor como o estresse libera hormônios que causam
danos à saúde?
Leia mais sobre o assunto no site
M e Mulher.

De acordo com o médico Filippo Pedrinola, autor do livro Um convite à saúde, um organismo saudável retorna ao estado normal rapidamente após um momento de tensão. No entanto, em pessoas que sofrem com o estresse de forma crônica, as consequências vão bem mais longe. São muitos os efeitos negativos no organismo: problemas de pele, rigidez muscular, disfunção erétil e menor função reprodutiva, problemas gastrointestinais. Só para citar alguns.

 

Mas tão importante quanto eliminar o estresse do corpo é evitar que ele tenha acesso a sua mente. Se você não prestar atenção à causa do estresse, isto é, a forma como você percebe as situações e responde a elas, então não será capaz de se ver livre disso.

 

Durante uma aula de Pilates os movimentos são realizados de forma fluida, apoiados por uma respiração constante. Ao executar cada exercício, satisfazendo as necessidades do corpo, o sistema nervoso responde, mantendo-se ativo, porém agora enviando sensação de calma que muitas vezes só é percebida momentos depois.

Além disso, a prática do Pilates permite que você não só libere a tensão dos músculos como também tenha controle sobre os músculos do core, que tendem a ser estreitamente ligados à parte emocional. Quando você liberta os músculos dessa tensão emocional, também se desfaz dessa bagagem emocional que vem carregando sabe-se lá há quanto tempo.

Respiração e controle das emoções

As emoções e a respiração estão intimamente ligadas. Um estudo publicado na revista americana Psychology Today mostrou que diferentes estados emocionais estão associados a padrões de respiração distintos. Basta perceber como a respiração muda quando enfrentamos algo assustador em oposição a algo agradável.

 

Certo, não há nenhuma descoberta importante nisso. No entanto, a parte interessante do estudo foi verificar que diferentes padrões respiratórios evocam certas emoções. Você pode basicamente respirar com calma ou ansiedade, dependendo da situação pela qual passe ou mesmo ao se lembrar de algo significativo.

 

É por isso que aprender a controlar a respiração, que, aliás, é um dos seis princípios fundamentais do Pilates, é provavelmente o maior benefício do Método. As técnicas respiratórias aprendidas em uma aula de Pilates igualmente podem ser usadas em situações do dia a dia, basta lembrar que do mesmo modo que a respiração ajuda a controlar cada movimento durante os exercícios, pode também ser útil para acalmar a mente ao passar por uma situação que mexa com suas emoções.

1 de 2
Faça uma visita ao nosso studio

Avenida Dom Helder Câmara 5.644 - Sl. 1017

Cachambi, Rio de Janeiro-RJ

contato@pilatespontonorte.com.br

Tel.: 21 3046-3025

Para que você conheça melhor o nosso trabalho, na aula experimental fazemos um programa específico para cada aluno, numa série introdutória com 40 minutos de duração.

@2017. Todos os direitos reservados.

+55 21 97378-6398

ALONGAMENTO - TRATAMENTO DE DORES CRÔNICAS - FORTALECIMENTO MUSCULAR - MELHORA DA POSTURA E DA OSTEOPOROSE COM AUMENTO DA DENSIDADE ÓSSEA